Os Espíritos e os Anjos da Umbanda
A Umbanda, adotou os nomes africanos de alguns orisás, e sincretizou-os aos santos católicos. A Umbanda e o Candomblé sabem, que embora exista o sincretismo, cada santo ou orixá, tem seu agir próprio e independente. Assim, de região para região encontramos diferenças no sincretismo,. por exemplo; Na Bahia, Ogum é sincretizado com Santo Antonio, ja em São Paulo, encontramos o sincretismo de ogum com São Jorge e assim em cada raiz Umbandista, o sincretismo pode variar. Viajando pela América Central encontramos a figura da "SANTERIA que é uma semelhança da Umbanda. Na santeria, para termos uma idéia, Xangô é sincretizado com Santa Barbara.Contudo, os Orisás estão para nos servir, na medida do nosso mérito,e sua manifestação, para nós Umbandistas, ocorrem através dos espíritos, que trazem suas mensagens e palavra dos planos superiores. Dentro da Umbanda cultuamos os seguintes orisás;
1) OGUM - ministro e patrono das lutas em prol da justiça da humanidade
2) OXOSSI - ministro protetor dos alimentos e dos caçadores
3) OMOLU ou OBALUAYE - é o Orixa das doenças, por isso a ele não se pede saude, se pede para que as doenças sejam levadas embora da pessoas
4) NANA BURUIKU - ministra protetora dos partos
5) OXUM - ministra do Amor e da fecundidade
6) OXUMARE - ministro das águas do céu e da riqueza da terra
7) IANSA ou OIA - ministra protetora das tempestades e dos raios
8) IEMANJÁ - (em africano Iemanjá), mãe protetora dos navegantes e mãe dos orixás
9) XANGO - Ministro da Justiça e
10) OXALÁ - Ministro e Senhor da Paz, a quem os orixás obedecem sempre.
Não esquecemos obviamente dos ibejis ou eres (espíritos de crianças) e nem de Exú.
Os IBEJIS, vivem com seus orixás.
Exú, é o mensageiro do terreiro, e portanto o que leva nossos pedidos aos orixás.
Exú é o guardião dos caminhos espirituais e materiais, é o encarregado de policiar o espaço e os caminhos da humanidade.
Exú, trabalha em diversas vibrações e em diversos locais, assim, quando se manifestam pela primeira vez, já trazem seu nome.
Exú não é malcriado, pelo contrário, é bem educado, é sábio, e procura sempre, sempre mesmo, afastar o homem dos caminhos ruins, procurando mostrar que sem o plantio, não haverá colheita.
Exú nada tem a ver com o diabo ou demônio.
Exú é um espírito que já viveu na terra, e que por ordem dos Ministros espirituais, trabalha como policial do espaço.
Os orixás não fazem milagres, e são apenas anjos encantados, que são subordinados ao poder de Deus, e a Ele obedecem sem nenhum questionamento.
Na Umbanda encontramos os espíritos de PRETOS VELHOS, CABOCLOS, BAIANOS, MARINHEIROS, BOIADEIROS, CIGANOS, POVO DO ORIENTE EXUS E POMBA-GIRAS.
Pretos velhos - São espíritos que simbolizam a humildade, a esperança e a fé. Trazem consigo lições de vida, mostrando que o idoso, tem mais conhecimento da vida do que os jovens pensam. Os pretos velhos trabalham na evangelização e na prática da caridade, para se fazer cumprir o evangelho de Jesus. Gostam de seus cachimbos, com fumo perfumado para defumarem o ambiente, trazem muita oração e rezas.
Caboclos - espíritos indígenas que trabalham com a invocação da natureza verde, de passes magnéticos de curas e de harmonização do homem com o plano astral. Os índios ou caboclos gostam muito das matas virgens, e trazem os remédios através das folhas e ervas como medicina alternativa.
Baianos - são espíritos ligados ao Nordeste Brasileiro, que viveram a vida ou parte da vida naqueles estados, e apreenderam mistérios de Catimbó e da pajelança. São responsáveis pela esperteza que deve nortear o homem na sua jornada. São espíritos que trazem alegria, descontração e conselhos sobre os plantios. Os trabalhos dos Baianos são cercados de mistérios, com seus cocos, azeite de dendê, comidas e cantigas. São espíritos mais próximos de nós.
Enquadram-se na linha de baiano, os espíritos de Marinheiros ( que tem ligações com o Mar e Iemanjá),os Caboclos boiadeiros ( trabalhadores do serão nordestino ) e são responsáveis pelo dominio e luta contra as falanges malignas.
Exú - que como já falamos representa o policial do espaço.
Nosso amigo Zé Pelintra, que é Mestre de Catimbó, e que vem nas linhas de preto velho, de baiano e de Exú.
Zé Pelintra, cercado de seus mistérios, com sua bengala, seu chapéu e seu terno branco. Suas rezas, suas comidas, suas bebidas, seus passos e sua dança, são apropriados para cada ocasião em que ele entender assim. Zé Pelintra, amigo das crianças, guia dos desamparados, que faz da Umbanda A RELIGIÃO DA CARIDADE, como deve ser em todo lugar. Sarava a todas as falanges do bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário